Curriculum6

LIDERANÇA , INSPIRAÇÃO E HUMANIDADE:

Maria Ines é uma pesquisadora rigorosa, escritora, possui diversas obras jurídicas publicadas, artigos científicos, com foco especial no trabalho, doenças, violência psicológica no trabalho, impactos da tecnologia, Direito Constitucional, inclusão, feminismo e educação.

É advogada (UFMG), pós graduada em Direito de Empresa (PUC-MG), professora e mestre.   Atualmente professora na ESA, (Escola Superior de Advocacia), OAB-MG. Escreve para a crônica semanal de veículos de grande circulação nacional. Foi aprovada em dois concursos públicos e atuou como Procuradora do Ipsemg (Instituto dos Servidores do Estado de Minas Gerais) e no Banco Bemge S.A (Banco do Estado de Minas Gerais). 

Saindo do pragmatismo do Direito, sempre buscou a transdiciplinariedade. É Executive Coach certificada pelo IBC (Insituto Brasileiro de Coaching) e membro da Associação Brasileira de Recursos Humanos[MI1]  , Master em Advanced Tecnologies in Education (USA), ( diploma reconhecido pela Universidade de São Paulo) Por seus méritos foi agraciada por organismos internacionais,  com  o  Prêmio Erasmus + pela UUEE   e tributo da Cap Sur L école Inclusive en Europe (Gi3tes), pelos relevantes serviços prestados para a construção da cidadania no Brasil. É Presidente do Instituto Plante de Pesquisa e Inclusão no Trabalho/Educação.

Dispõe de trabalhos desenvolvidos no Brasil e no Exterior, em 2018, recebeu reconhecimento da comunidade europeia por serviços em excelência no campo da educação em nível internacional. Atualmente é consultora de projetos de tecnologia, É autora do livro  “Educação & Tecnologia: diálogos pertinentes” (2021), além de possuir artigos científicos publicados em revistas nos EUA e no Brasil, cujo cerne de suas pesquisas é Educação e Tecnologia. No Brasil estão publicadas as seguintes obras de Maria Inês: Síndrome do Pânico e Trabalho (2013) Alienação, Medo e Trabalho (2020), Educação & Tecnologia (2021), Síndrome de Burnout e Trabalho Bancário (2022) Tecnologia e alienação no trabalho docente (2022).

“O  maior patrimônio de uma empresa são as pessoas”